quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DOGMAS E RELIGIÕES


Religião, assunto que sempre tive interesse, talvez porque nas minhas andanças, pude me relacionar com pessoas das mais diversas crenças e já na minha infância, dada a minha determinação em aprender e questionar sempre, antes de absorver qualquer conhecimento, fazia a mim mesmo altas indagações...rs...com consequências; Eis uma história interessante, aos onze ou doze anos de idade, meus pais me colocaram em um dos melhores colégios particulares de São Paulo, o Colégio Batista Brasileiro e reparem que minha família não era Protestante, no colégio vários outros alunos também eram Católicos e nos dávamos bem; Havia, antes do recreio uma hora para entonar cânticos e orar, o que era interessante mas o episódio que quero lhes contar ocorreu na aula de religião, que naquela época era obrigatória; O Colégio contava com um pastor Batista, que todos gostavam, chamava-se Pastor Valdeci, se não me falha a memória e suas aulas de religião eram animadas, uma vez que ele mesmo era uma pessoa carismática, havia sido xerife nos Estados Unidos, daí podem imaginar quantas histórias; Mas o que se passou, ilustra bem o problema das religiões, mesmo entre Cristãos; Todos ganhávamos ou comprávamos uma Bíblia no colégio e num belo dia de aula de religião, o Pastor Valdeci mandou que decorássemos os dez mandamentos, qual não foi minha surpresa quando percebi que aquela Bíblia era diferente da que existia em minha casa ! O que fazer ? rs...; Sempre fui uma criança, que hoje rotulam como hiper-ativa, na minha época era bagunceiro mesmo ! Mas no bom sentido, nunca desrespeitei meus professores, coisa de antigamente...rs..., enfim, chegava minha vez de responder as questões do Pastor, e a maioria dos meus colegas já estavam acertando os mandamentos...rs..., e lá foi a pergunta do Pastor: Sergio, qual o quinto mandamento ? ...; Entendam, que eu poderia ter acertado, na época eu sabia...rs..., acho que nem você meu leitor se lembra...rs..., mas a oportunidade de questionar, confesso que não consegui resistir...rs..., e lá foi a minha pergunta : Pastor, por que a Bíblia de casa é diferente ? O Pastor Valdeci, decidiu não responder a minha pergunta e voltou a questionar sobre o quinto mandamento, foi então que eu tive a idéia e respondi : Amar a Deus sobre todas as coisas ! Errado, disse o Pastor, passando a pergunta para outro colega; Não pensem que terminou assim...rs..., logo ele voltaria a perguntar : Sergio, qual o oitavo mandamento e eu na minha linha de raciocínio, respondi : Ama o teu próximo como a si mesmo, e o Pastor respondeu, errado ! Vamos, de novo Sergio e a turma meio que sem saber se ria ou ficava preocupada nesta altura..., e lá fui eu : Amar a Deus sobre todas as coisas ! Neste momento, o Pastor disse que para cada erro meu, eu teria de escrever cem vezes o mandamento que errei; Resumindo,...rs...eu jamais desistiria da minha tese...rs..., e como resultado, precisava escrever mil vezes os mandamentos ! Sendo que no dia seguinte haveria prova, pois era semana de provas, relatei o fato para meus pais, que foram chamados pela diretoria; O bom desta história, é que as aulas de religião no Colégio Batista Brasileiro deixaram de ser obrigatórias e eu tornei-me mais amigo do Pastor Valdeci, pois mantive minha postura, só que no entanto decidi também assistir as aulas de religião...rs...; Quase esqueci de dizer, meus pais foram chamados porque eu seria suspenso por uma semana e perderia as provas ! Não fui suspenso e nem escrevi mil vezes os dez mandamentos; Este, meus caros leitores, é apenas um episódio da minha conturbada e combativa visão da religião, se existe alguma lição nesta história, eu deixo para vocês refletirem; Compartilhe se entender necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário